Avaliação Construção do Conhecimento e Teorias da Aprendizagem no Ensino Superior
“A educação superior parece estar, de fato, a assumir simultaneamente múltiplos e diversas roupagens: ensino universitário, ensino terciário, ensino pós-secundário, educação politécnica/profissionalizante, educação fundada na investigação, etc.”
Assim,
I - Estamos lidando com uma crise no que diz respeito à forma como entendemos a educação superior, aos princípios fundamentais sobre os quais a ideia de educação superior tradicionalmente assentava, e à forma como esses princípios estão a ser minados.
II - Num certo sentido, o ensino superior esteve sempre em crise, mas, presentemente, está a confrontar-se com dilemas com que porventura antes jamais se havia tão radicalmente confrontado.
III – Estes dilemas são, entre outros: estudantes mais velhos, assim como devido à proliferação das expectativas sociais e das pressões econômicas e políticas, o ensino superior está a confrontar-se com uma crise de identidade, que surge aparentemente como algo de realmente novo, mas que nunca o foi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário