quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Registro 2 Nutri

02/8 Rec Naturais.


09/8 Ciclos BGQ 


23/8 Infográfico Fotossítese Respiração

Selena, Gio gramacho, Cibele, Manu Paz,Bia Silva, Yasmin Sts, Alele, Bianca, Julia Fritas, Vitória, Julia novaes, Fernanda,Laura F, Rayssa, Beatris, Isabela Fenix, Anna Heloyza, Nicolly Martins, Ana Beastris Silva,  Cintya, Geovanna Rod, Thaisa, Yasmin   Matos, Letícia,

Registro 3° Bim 2DS

 26/7  App Conteúdo Programático  (NSA)


02/8 Ciclos Biogeoquímicos
+ Infográficos


09/08 Características dos Ciclos BGQ


16/8  Ciclo da Água


23/08 Ciclo do Carbono

23/8 Cadernos: Isabelly, Isabela PIetro Martins, Gui, Stela, Samuca, Leandro,Mathias, Eduardo, Pietro Henrico, Pedro, Miguel, Dijila, João Pd, Henisson, Luciana, Marcos, Enzo, Rayssa, Nicolas, Maria Luiza, Kauê, Julia, Bruno



Correção de conteúdo registrável (caderno do aluno) Trabalho de Pesquisa sobre o tema trabalhado> Análise contínua da participação nas atividades propostas.



Projeto - Laboratório ao ar Livre Integrando as turmas de ADM, DS e NUTRI, propondo e realizando experimentos (principalmente ligados à Botânica alimentícia, com oficina de PANC'S, adubo Orgânico para horta n'Escola através da nossa composteira, Polantio e reprodução de plantas oramentais basicamente da Família Bromeliaceas. E claro outras experiências como o Lançamento de foguetes para OBA2023.


Livro didático Multimida (internet) MAterial de apoio da EFAPE (Curriculo Paulista) https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio-2/

terça-feira, 22 de agosto de 2023

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

3º Bim 1º ADN

 Ciclos Biogeoquímicos 


14/08 

Grazi Martins, Giovanna Santos, , Breno melo, Sarah, Hellen, Luiza, Camille,Thifany, Robson Mecias* , Larissa *, Kelwin, IgorLucas, Tiago, Tauane, Robson Amaro, Ana Bia, Rian Batst, Elisa, Yasmin Carvalho, Heloany, Breno Francisco, Abel



sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Projeto Excursão.

 Projeto Saída de Campo: Visita à Sala Verde Carapicuíba



Objetivo Geral:

O Projeto Viagem Pedagógica e Cultural tem como objetivo propiciar aos alunos conhecimento educacional através de visitas a pontos turísticos, bem como motivá-los com passeio e confraternização que envolvam temas e processos históricos explorados nas disciplinas da série em que se encontram.



Objetivos Específicos:

Despertar a consciência crítica dos alunos nas questões ambiental e de Saúde e Qualidade de Vida, através de reflexão e atividades pedagógicas práticas, visando a integração dos educandos entre si, com os professores, funcionários e equipe diretiva.

Trabalhar os conteúdos de forma multidisciplinar e prática, a fim de adquirir maior qualidade educacional e pedagógica dos alunos.

Oportunizar aos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, a oportunidade de conhecer a SALA VERDE CARAPICUÍBA, a fim de integrar conteúdos escolares e conhecimento prático.

Reconhecer a responsabilidade de todos no processo de preservação da natureza e manutenção de valores culturais;

Valorizar as riquezas do Patrimônio Histórico e Cultural;

Estímulo à observação, socialização das ideias e interação com todos os membros do grupo;

Desenvolver compreensão crítica da realidade através do passado, presente e futuro;

Desenvolver atividades de pesquisa de modo interdisciplinar e participativa;

Contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano: Aprendizagem, conhecimento e diversão.



Justificativa:


As viagens pedagógicas são tendências na educação. Muito além do que se aprende em uma aula, vivenciar aventuras e dividir espaços e vontades com os amigos é uma excelente forma de se desenvolver. O aluno pode assim, associar o que aprendeu a situações e cenários reais de forma espontânea e divertida.

As excursões pedagógicas ajudam na formação de pessoas mais cultas, felizes e conscientes para enfrentar o amanhã. A visita pedagógica monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado. De maneira geral contribuem para a socialização dos educandos e facilitam a aprendizagem.

Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional e não sejam consideradas apenas como um passeio para lazer. Para tanto, propomos uma série de locais e eventos que proporcionarão a nossos alunos vivenciar realidades e situações diversificadas.

A escola é um local imprescindível de se promover à consciência e estimular a mudança de comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões socioculturais. As disciplinas são os recursos didáticos através dos quais os conhecimentos científicos de que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance dos alunos. As aulas são os espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de consciências mais vigorosas porque alimentadas no saber.

Sendo assim, devido à constatação da situação de carência em que se encontram os nossos educandos da Rede Municipal de Ensino do nosso município, sentimos a necessidade de desenvolver o referido projeto de viagem, de cunho pedagógico e cultural à Capital do Estado do Rio Grande do Sul, a fim de proporcionar aos educandos uma oportunidade de conhecer a cidade de Porto Alegre após terem estudado fatos históricos e demais conhecimentos relevantes sobre o nosso estado, tendo em vista que para muitos esta talvez seja a única oportunidade de fazê-lo.

No decorrer da viagem os alunos farão a visita ao Planetário, Palácio Piratini, Assembleia Legislativa, Teatro São Pedro, Igreja da Matriz, Praça da Matriz, Estádios Olímpico e Beira Rio, Aeroporto e por fim o Parque Zoológico, atingindo assim os objetivos do Projeto Político Pedagógico das Escolas Municipais do nosso município no que se refere a  promoção de viagens e excursões para propiciar a oportunidade de ampliar o conhecimento cientifico dos educandos de maneira prática, participativa e cidadã.

Para desenvolver todas as atividades acima descritas, permaneceremos na cidade de Porto Alegre o dia todo, e sendo assim, necessitaremos levar alimentos, bebidas e dinheiro para pagar as despesas com ingressos e para suprir as necessidades dos alunos que são extremamente carentes.


Motivadores:

Os Próprios alunos que se mostraram interessados ao ver numa apresentação que promovi em dada aula, as atividades realizadas em Tal espaço; utilizei como reforço positivo a possibilidade de sair a campo para uma visita técnica. 

E como culminância e fechamento do 3º bimestre, se todos alcançarmos os objetivos planejados no que tange á excelência de participação e aproveitamento iremos neste passeio pedagógico maravilhoso. 


Recursos Financeiros:

Recursos oriundos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Engenho Velho.

  



Recursos necessários:

Aquisição de alimentação para os alunos que participarão da viagem;

Aquisição do transporte para deslocar os alunos até Porto Alegre.

Aquisição de ingressos para entradas nos lugares programados.


População Alvo:

Alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Cleiton Costa e Osvaldo Aranha.

Professores, funcionários e equipe diretiva das Escolas Cleiton Costa e Osvaldo Aranha.


Avaliação:

Será realizada através de auto avaliação dos alunos e professores, juntamente com o preenchimento de um formulário denominado “Diário de Bordo” onde os alunos deverão fazer um relatório pormenorizado da viagem.


quarta-feira, 2 de agosto de 2023

3 bim. 8A

 Estados Físicos da água

25, 34, 15, 06, 20, 19, 30, 35, 23, 28, 10, 167 b


Pesquisa: Bromélias & Sansevieria 

01, 02, 03, 04, 06*, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16*, 17, 18, 20, 23, 24*, 25*, 26, 27, 28, 30, 31, 33, 34, 35* e 36*