segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Avaliação Ciclos Bio Geoquimicos

 1) Os ciclos biogeoquímicos representam o movimento de um ou mais elementos na natureza e estão intimamente ligados aos processos geológicos, hidrológicos e biológicos. Entre os ciclos a seguir, marque aquele que envolve a participação de bactérias do gênero Rhizobium e leguminosas.

a) Ciclo do carbono.

b) Ciclo do nitrogênio.

c) Ciclo do enxofre.

d) Ciclo do fósforo.

e) Ciclo do cloro.


2) Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, garantem que os elementos circulem pela natureza. Entre as afirmações a seguir, marque aquela que melhor explica o papel dos decompositores nesses ciclos.

a) Os decompositores garantem a fixação dos elementos químicos no solo.

b) Os decompositores, ao degradar os restos de seres vivos, garantem espaço para que novos nutrientes sejam adicionados ao ambiente.

c) Os decompositores permitem, ao decompor os restos dos organismos, que substâncias presentes nesses seres possam ser utilizadas novamente.

d) Os decompositores permitem que o fluxo de energia ocorra em vários sentidos.


3) O ciclo do carbono é um importante ciclo biogeoquímico, principalmente porque todas as moléculas orgânicas possuem o átomo desse elemento em sua composição. Marque a alternativa que indica o principal reservatório de carbono no planeta.

a) Rios e mares.

b) Seres vivos.

c) Vegetais.

d) Solo.

e) Atmosfera.


4) (Enem-2009) O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis.

A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca

a) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.

b) redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.

c) aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.

d) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.

e) redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.


5)O ciclo da água é um importante ciclo biogeoquímico, o qual é acionado por meio da energia

a) solar.

b) elétrica.

c) química.

d) eólica.

e) nuclear.

Registro 4º Bim ADM

16/10 - Conteúdo Programático (Exercícios + Infográfico)

23/10 Instituto se Toque + Rios Voadores


06/11 Intro Citologia + Organelas Citoplasmaticas

13/11  Impactos Ambientais  CONAMA

27\11 Resumão Impactos Ambientais

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Registro 2 Nutri

02/8 Rec Naturais.


09/8 Ciclos BGQ 


23/8 Infográfico Fotossítese Respiração

Selena, Gio gramacho, Cibele, Manu Paz,Bia Silva, Yasmin Sts, Alele, Bianca, Julia Fritas, Vitória, Julia novaes, Fernanda,Laura F, Rayssa, Beatris, Isabela Fenix, Anna Heloyza, Nicolly Martins, Ana Beastris Silva,  Cintya, Geovanna Rod, Thaisa, Yasmin   Matos, Letícia,

Registro 3° Bim 2DS

 26/7  App Conteúdo Programático  (NSA)


02/8 Ciclos Biogeoquímicos
+ Infográficos


09/08 Características dos Ciclos BGQ


16/8  Ciclo da Água


23/08 Ciclo do Carbono

23/8 Cadernos: Isabelly, Isabela PIetro Martins, Gui, Stela, Samuca, Leandro,Mathias, Eduardo, Pietro Henrico, Pedro, Miguel, Dijila, João Pd, Henisson, Luciana, Marcos, Enzo, Rayssa, Nicolas, Maria Luiza, Kauê, Julia, Bruno



Correção de conteúdo registrável (caderno do aluno) Trabalho de Pesquisa sobre o tema trabalhado> Análise contínua da participação nas atividades propostas.



Projeto - Laboratório ao ar Livre Integrando as turmas de ADM, DS e NUTRI, propondo e realizando experimentos (principalmente ligados à Botânica alimentícia, com oficina de PANC'S, adubo Orgânico para horta n'Escola através da nossa composteira, Polantio e reprodução de plantas oramentais basicamente da Família Bromeliaceas. E claro outras experiências como o Lançamento de foguetes para OBA2023.


Livro didático Multimida (internet) MAterial de apoio da EFAPE (Curriculo Paulista) https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio-2/

terça-feira, 22 de agosto de 2023

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

3º Bim 1º ADN

 Ciclos Biogeoquímicos 


14/08 

Grazi Martins, Giovanna Santos, , Breno melo, Sarah, Hellen, Luiza, Camille,Thifany, Robson Mecias* , Larissa *, Kelwin, IgorLucas, Tiago, Tauane, Robson Amaro, Ana Bia, Rian Batst, Elisa, Yasmin Carvalho, Heloany, Breno Francisco, Abel



sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Projeto Excursão.

 Projeto Saída de Campo: Visita à Sala Verde Carapicuíba



Objetivo Geral:

O Projeto Viagem Pedagógica e Cultural tem como objetivo propiciar aos alunos conhecimento educacional através de visitas a pontos turísticos, bem como motivá-los com passeio e confraternização que envolvam temas e processos históricos explorados nas disciplinas da série em que se encontram.



Objetivos Específicos:

Despertar a consciência crítica dos alunos nas questões ambiental e de Saúde e Qualidade de Vida, através de reflexão e atividades pedagógicas práticas, visando a integração dos educandos entre si, com os professores, funcionários e equipe diretiva.

Trabalhar os conteúdos de forma multidisciplinar e prática, a fim de adquirir maior qualidade educacional e pedagógica dos alunos.

Oportunizar aos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, a oportunidade de conhecer a SALA VERDE CARAPICUÍBA, a fim de integrar conteúdos escolares e conhecimento prático.

Reconhecer a responsabilidade de todos no processo de preservação da natureza e manutenção de valores culturais;

Valorizar as riquezas do Patrimônio Histórico e Cultural;

Estímulo à observação, socialização das ideias e interação com todos os membros do grupo;

Desenvolver compreensão crítica da realidade através do passado, presente e futuro;

Desenvolver atividades de pesquisa de modo interdisciplinar e participativa;

Contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano: Aprendizagem, conhecimento e diversão.



Justificativa:


As viagens pedagógicas são tendências na educação. Muito além do que se aprende em uma aula, vivenciar aventuras e dividir espaços e vontades com os amigos é uma excelente forma de se desenvolver. O aluno pode assim, associar o que aprendeu a situações e cenários reais de forma espontânea e divertida.

As excursões pedagógicas ajudam na formação de pessoas mais cultas, felizes e conscientes para enfrentar o amanhã. A visita pedagógica monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado. De maneira geral contribuem para a socialização dos educandos e facilitam a aprendizagem.

Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional e não sejam consideradas apenas como um passeio para lazer. Para tanto, propomos uma série de locais e eventos que proporcionarão a nossos alunos vivenciar realidades e situações diversificadas.

A escola é um local imprescindível de se promover à consciência e estimular a mudança de comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões socioculturais. As disciplinas são os recursos didáticos através dos quais os conhecimentos científicos de que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance dos alunos. As aulas são os espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de consciências mais vigorosas porque alimentadas no saber.

Sendo assim, devido à constatação da situação de carência em que se encontram os nossos educandos da Rede Municipal de Ensino do nosso município, sentimos a necessidade de desenvolver o referido projeto de viagem, de cunho pedagógico e cultural à Capital do Estado do Rio Grande do Sul, a fim de proporcionar aos educandos uma oportunidade de conhecer a cidade de Porto Alegre após terem estudado fatos históricos e demais conhecimentos relevantes sobre o nosso estado, tendo em vista que para muitos esta talvez seja a única oportunidade de fazê-lo.

No decorrer da viagem os alunos farão a visita ao Planetário, Palácio Piratini, Assembleia Legislativa, Teatro São Pedro, Igreja da Matriz, Praça da Matriz, Estádios Olímpico e Beira Rio, Aeroporto e por fim o Parque Zoológico, atingindo assim os objetivos do Projeto Político Pedagógico das Escolas Municipais do nosso município no que se refere a  promoção de viagens e excursões para propiciar a oportunidade de ampliar o conhecimento cientifico dos educandos de maneira prática, participativa e cidadã.

Para desenvolver todas as atividades acima descritas, permaneceremos na cidade de Porto Alegre o dia todo, e sendo assim, necessitaremos levar alimentos, bebidas e dinheiro para pagar as despesas com ingressos e para suprir as necessidades dos alunos que são extremamente carentes.


Motivadores:

Os Próprios alunos que se mostraram interessados ao ver numa apresentação que promovi em dada aula, as atividades realizadas em Tal espaço; utilizei como reforço positivo a possibilidade de sair a campo para uma visita técnica. 

E como culminância e fechamento do 3º bimestre, se todos alcançarmos os objetivos planejados no que tange á excelência de participação e aproveitamento iremos neste passeio pedagógico maravilhoso. 


Recursos Financeiros:

Recursos oriundos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Engenho Velho.

  



Recursos necessários:

Aquisição de alimentação para os alunos que participarão da viagem;

Aquisição do transporte para deslocar os alunos até Porto Alegre.

Aquisição de ingressos para entradas nos lugares programados.


População Alvo:

Alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Cleiton Costa e Osvaldo Aranha.

Professores, funcionários e equipe diretiva das Escolas Cleiton Costa e Osvaldo Aranha.


Avaliação:

Será realizada através de auto avaliação dos alunos e professores, juntamente com o preenchimento de um formulário denominado “Diário de Bordo” onde os alunos deverão fazer um relatório pormenorizado da viagem.


quarta-feira, 2 de agosto de 2023

3 bim. 8A

 Estados Físicos da água

25, 34, 15, 06, 20, 19, 30, 35, 23, 28, 10, 167 b


Pesquisa: Bromélias & Sansevieria 

01, 02, 03, 04, 06*, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16*, 17, 18, 20, 23, 24*, 25*, 26, 27, 28, 30, 31, 33, 34, 35* e 36*

segunda-feira, 31 de julho de 2023

3 Bimestre 1° Nutri

 Conteúdo Programático 3b


Ciclos Biogeo  AS Camadas da Terra + infográfico ciclo da água

Babi, Fabio, Julia Alves, Gui, Marcelo, Lívia Thais

quarta-feira, 26 de julho de 2023

(Mais Flor Por Favor)

 EMEF Eizaburo Nomura.

Projeto Arborização no Entorno da Escola


(Mais Flor Por Favor)


PROJETO: ARBORIZAÇÃO NA ESCOLA.

RESPONSÁVEL: Professor Giovani Alves de Souza


DIRETORA:


VICE-DIRETORA: ?


COORDENADORA PEDAGÓGICA:


EIXO TEMÁTICO: Meio Ambiente


PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROJETO: (alunos, professores, direção, coordenação, funcionários administrativos e pais).










Justificativa


Para que nossa escola possa ter um ambiente que proporcione um contato maior com a natureza, onde os alunos possam desfrutar de um ambiente agradável, tanto nas horas de lazer e mesmo de estudo, realizaremos o projeto de arborização na frente e nos lugares ociosos da escola, e assim contribuir com o verde do planeta. Levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos. Interessados em mudança de atitudes, influenciar demais escolas em fazer parte de um projeto mais abrangente para o nosso município.


Tempo Previsto:


Durante o Ano Letivo


Objetivos:

Proporcionar um ambiente mais agradável na escola;

Valorizar a importância das árvores na nossa vida;

Obter mudas para o plantio;

Convidar pais para interagir com os alunos;

Desenvolver a criatividade e socialização;

Confecção e manutenção da horta\Laboratório de Botânica

Fazer sombras em torno da escola.

Atrair e prover recursos para a Avifauna local (Revitalização).


Conteúdos:

A importância das árvores;

O preparo e o cultivo da terra;

A criatividade e a socialização.

Saúde e Qualidade de Vida




Execução:

Arrecadação de mudas de árvores;

Preparo e o cultivo de terra.

Plantio das Mudas em áreas Previamente estabelecidas.

Manejo e Cuidados necessários Durante o decorrer do Ano.

Análise da taxa de crescimento, poda, produção de mudas etc.

Mostra de plantas ornamentais.

Distribuição de mudas para a população do entorno.


Técnicas:

Expositivas;

Dialogada;

Recursos

Mudas de árvores.





Culminância:

No dia determinado pelo professor (a) e os alunos, a turma

realizará na frente e nos lugares ociosos dentro da escola uma palestra sobre a importância da árvore no ambiente escolar com a finalidade de transmitir a mensagem de incentivo e preservação das árvores e qualidade de vida. Bem como a importância de fazer sombra para os lugares ociosos; promoção de ambiente propício para a avifauna e toda Biologia local melhorando a Saúde e Qualidade de Vida.













Avaliação:

Será considerado satisfatório se os alunos alcançarem os objetivos propostos com empenho e dedicação na realização do projeto.}

Através da Observação direta, na participação e empenho em participar das atividades, postura adequada aos ambientes extraclasse; responsabilidade socioambiental, o trabalho em equipe, saber se expressar e ouvir o próximo.



quarta-feira, 7 de junho de 2023

Ava 2º DS

 1º Avaliação Bimestral 2º DS

Conteúdo  Matéria x Energia, Características do seres Vivos, C. Darwin e Evolução 


1) Defina o que é Matéria (sob as premissas das ciências da Natureza)


2) Quais São as Características Gerais da Matéria?


3) Quais São as Características Específicas da Matéria?


4) Quais São as Características Gerais para se Definir um Ser Vivo?


5) Quem Foi Charles Darwin? E qual foi sua contribuição para as Ciências Biológicas?

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Projeto Programa Livre...

 os 8º Anos demonstram interesse e participam (razoavelmente) nas aulas dialogadas (tema: Puberdade e Adolescência) 


Buscar meios de aprimorar os diálogos, trazendo conteúdos atuais e atrativos.


Propor dinâmicas e jogos interativos (Passa ou Repassa das Ciências)


Projeto: Programa Livre (de Preconceitos, de Racismo, de Homofobia... Livre de IGNORÂNCIA)


O Projeto tem como Objetivo: Propor aulas dinâmicas e interativas através de metodologias ativas; favorecendo e ampliando o acesso ao conhecimento para todos os alunos.


...

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Caderno 7B

 2º Bimestre 

Atvd Avaliativa Mapa mental Propriedades da Matéria

01, 02, 03, 05, 10, 11, 13, 14, 24, 25, 19, 21, 33, 26, 15, 07, 22, 08, 04, 17, 28, 20

Propriedades da Matéria (mapa Mental) 



01\ junho Separação de Misturas





segunda-feira, 22 de maio de 2023

Registro 1° Adm

24/04 início do 2º Bimestre

Apresentação do conteúdo + Filme doc Darwin 
Pesquisa : As Teorias de Darwin

08/5 introdução mà Dinâmica da vida na Terra 

22/05 Introdução ao estudo da Evolução   Darwin + Wallace pag 21 (2 questões)

 

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Caderno 8A

 Conteúdo registrável 
2ª Bimestre

26\04 O que São artrópodes  (txt)

24\05  Puberdade Masculina.



02\05 Os órgãos do Sistema Reprodutor M e F

03\05  - Puberdade x Adolescência.

09\05 - O aparelho reprodutor e suas funções 

Sistema Reprodutor, Órgãos e Funções e Principais Exames (Gineco e Urologistas)

10\05 SRFeminino 

Aparelho reprodutor feminino{

22

01\ 02\ 03\ 04\ 06\ 09\ 10 \ 32\ 20\ 24\ 34\ 16\ 30\ 19\ 28\ 22\ 36\ 29\  23\ 14\ 33\ 15


Semana dia 22 a 27 maio

Puberdade x Adolescência  (texto expositivo). 

01, 

Mapa Mental Sistema Reprodutor M, F

João nº 18, An C. 03

Resumão Moléculas, Substancias e Misturas

 Molécula é um conjunto de átomos, iguais ou diferentes, unidos por ligações covalentes.


Substâncias puras

Uma substância pura é o conjunto de apenas uma espécie química, ou seja, ela não está misturada com outras.

exemplos de substâncias puras simples

O arranjo de átomos de dois ou mais elementos químicos formam as substâncias puras compostas.

exemplos de substâncias puras compostas

Misturas

Uma mistura corresponde a junção de duas ou mais substâncias puras, que são chamadas de componentes.


Misturas homogêneas e heterogêneas

Misturas homogêneas são aquelas que apresentam os componentes em apenas uma fase e, por isso, as mesmas propriedades em todos os seus pontos.

exemplos de misturas homogêneas

Quando visualmente percebemos mais de uma fase, então a mistura é classificada como heterogênea.

exemplos de misturas heterogêneas


Resumo sobre substâncias puras e misturas

Substâncias puras e misturas

Sistema homogêneo

(apenas uma fase)

Substância pura

(um só componente)

Mistura homogênea

(mais de um componente na mesma fase)

Sistema heterogêneo

(mais de uma fase)

Substância pura

(um componente em diferentes estados físicos)

Mistura heterogênea

(mais de um componente em mais de uma fase)


quinta-feira, 11 de maio de 2023

Caderno Semanal 7 C

 Propriedades da Matéria + Mudanças no estado Físico da matéria (até solidificação)      11\05

Obs: 2 bimestre iniciou dia 02\05


Num: 08\ 27 \ 03 \ 09 \ 21 \ 18 \ 28 \ 23 \ 17 \ 24 \ 20 \  10 \ 30 \ 33 \  15 \ 07 \ 13 \ 11 


Mapa Mental PROPRIEDADES da MATÉRIA  (mes de maio)  #corrigir

10\ 17 \ 30

22\05  transformações Químicas
 nº 03\ 07\ 08 \ 10 \ 13 \ 12 \ 17 \ 18 

01


Carderno semanal 8B

 Sistema Reprodutor + DSTS e Infecções Urinárias   Semana 08-12 maio

Nº 22 \ 16 \ 20 \ 11 \ 18 \ 14 \ 19 \ 04 \ 10 \ 01 \  27 \ 24 \ 07 \ 34 \ 

Semana de 29\5 a 02\06  As fases do ciclo menstrual
https://www.todamateria.com.br/ciclo-menstrual/

Cadernos: 06\ 31\ 16\ 11\ 19\ 18, 35\ 22\ 26\ 04\ 32\ 03\ 10\ 21

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Ideias para práticas no Lab

 https://www.tempojunto.com/2021/03/26/10-atividades-de-ciencias-simples-e-criativas/https://www.tempojunto.com/2021/03/26/10-atividades-de-ciencias-simples-e-criativas/

terça-feira, 9 de maio de 2023

Conteúdo 8A

O sistema reprodutor, também chamado de genital, garante a reprodução. Nesse sistema, encontramos estruturas que produzem os gametas, especializadas em garantir a cópula e, no caso do sistema reprodutor feminino, o órgão em que é gerado o bebê. Além disso, o sistema reprodutor da mulher é diferente do sistema reprodutivo do homem.

→ Sistema reprodutor masculino

É no sistema reprodutor masculino que são produzidos os espermatozoides
É no sistema reprodutor masculino que são produzidos os espermatozoides

No sistema reprodutor masculino, existem órgãos externos e internos. Externamente, há duas estruturas: o pênis e o saco escrotal.

  • Pênis: O pênis é o órgão responsável pela cópula e caracteriza-se por possuir um tecido erétil que se enche de sangue no momento da excitação sexual.

  • Saco escrotal: É a região onde estão localizados os testículos. Sua temperatura é cerca de 2°C abaixo da temperatura do restante do corpo.

Internamente, os órgãos do sistema reprodutor masculino são: testículo, epidídimo, ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra. Além dessas estruturas, existem as glândulas acessórias.

  • Testículo: O testículo é a gônada masculina, onde são formados os espermatozoides. Esses gametas são produzidos mais precisamente em túbulos enrolados, denominados de túbulos seminíferos. Os testículos também produzem a testosterona. O homem apresenta dois testículos.

  • Epidídimo: Local logo acima dos testículos onde os espermatozoides completam sua maturação e adquirem mobilidade.

  • Ducto deferente e ejaculatório: É um vaso que parte de cada epidídimo e encontra-se com o ducto da vesícula seminal, formando os ductos ejaculatórios, os quais se abrem na uretra.

  • Uretra: Percorre o pênis e é comum ao sistema excretor e reprodutor. Isso significa que pela uretra saem o sêmen e a urina.

  • Glândulas acessórias:

    • Vesículas seminais: Formam cerca de 60% do sêmen. Essa secreção destaca-se pela presença de frutose que garante energia para os espermatozoides.

      Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
    • Próstata: Produz uma secreção rica em enzimas anticoagulantes e citrato que também é nutriente para os espermatozoides.

    • Glândulas bulbouretrais: Produz uma secreção que limpa a uretra antes da ejaculação. 

(11\05) 8B

  • Cistite, que é o tipo de infecção urinária mais frequente e acontece quando microrganismo atinge a bexiga, causando urina turva, dor abdominal, sensação de peso no fundo da barriga, febre baixa e persistente e sensação de queimação ao urinar;
  • Uretrite, que acontece quando a bactéria ou o fungo atinge a uretra, causando inflamação e levando ao aparecimento de sintomas como vontade frequente para urinar, dor ou ardor para urinar e corrimento amarelo.
  • Nefrite, que é a infecção mais grave e acontece quando o agente infeccioso chega aos rins, causa inflamação e leva ao aparecimento de sintomas como vontade urgente para urinar, mas em pequena quantidade, urina turva e com cheiro turva, presença de sangue na urina, dor abdominal e febre. 
  • 11\05 8B

    Tipos de exames urológicos
    Entre os diversos exames que podem ser solicitados pelo urologista, destacamos a ecografia, exame de urina, urofluxometria, exames laboratoriais e estudo urodinâmico.

    Principais Exames Ginecológicos 
    8A 
  • Puberdade é o processo que conduz o corpo humano à maturidade sexual, tornando o indivíduo capaz de se reproduzir.

    Ela abrange um amplo conjunto de modificações corporais e emocionais que ocorrem durante a adolescência, na transição entre a infância e a idade adulta.

    Nessa fase, também surgem muitos questionamentos e conflitos pessoais. Por isso, a puberdade é marcada como um período de intensas mudanças físicas e comportamentais.

    Alterações corporais durante a puberdade

    De modo geral, as principais mudanças que ocorrem durante a puberdade são:

    • Aceleração no crescimento ósseo linear;
    • Desenvolvimento das características sexuais secundárias;
    • Intensificação da atividade hormonal;
    • Amadurecimento dos testículos e ovários;
    • Aquisição da capacidade de reprodução.

    Em termos biológicos, a puberdade feminina e masculina têm início quando a glândula pituitária estimula o aumento da produção de hormônios sexuais pelas gônadas.
    22\05